30 de ago. de 2014

O que é a Adolescência?

| |


Você é adolescente, mas não sabe sequer o que isso significa? Pode apostar, somos dois, ou, simplificando, éramos. Agora me eliminando dessa observação você se sente sozinho? Não mais. Andei pesquisando bastante sobre o assunto e decidi trazer aqui ao blog. Afinal de contas, o que é adolescência?


Bom, a adolescência, para ser mais clara, é a fase de experimentação da vida. Você descobre coisas boas e ruins, as quais alteram seu humor facilmente, instantaneamente.
O termo adolescente vem do latim ADOLESCERE  alimentar. Considerando a necessidade do adolescente de descobrir coisas novas do mundo. Um lado que não traz tantos privilégios, é que outra origem desta palavra é “sofrer com dor”. É uma fase de um crescimento mais avançado, na qual o adolescente procura assuntos relacionados ao mundo adulto, procura viver isso. Por outro lado ainda existem as brincadeirinhas imaturas. O costume de não ter tantas responsabilidades pode não trazer tantos privilégios em ser aplicado, o adolescente não pode ver o mundo como seu “playground para outra faixa etária”. Isso poderá trazer alguns problemas como folga.
Quando o assunto é corpo para os adolescentes, uma certa angústia é revelada. Mudanças físicas acontecem entre os 12 e os 18 anos de idade, para ser mais clara, a fase da puberdade, na qual inicia o crescimento dos pelos nas regiões pubianas entre outras mudanças como o desenvolvimento visível do corpo. Na puberdade, também são comuns as mudanças de humor, causada pelo desenvolvimento, assim as vezes o jovem pode não conseguir se conter.
A maioria das coisas, para um adolescente, é exagerada. Sim, exagerada, muito exagerada. Nessa fase, os jovens tendem a ser mais dramáticos, expressivos em excesso, por exemplo. Não, não é bipolaridade quando ocorrem xingamentos, batidas de porta da parte do adolescente. Você percebe que em minutos ele já está “carinhoso” ou, em outras palavras sensível. É aquela mudança de humor que discutimos no último parágrafo, lembra?

Enfim, o adolescente está descobrindo o mundo de uma forma diferente, aprendendo a lidar com os problemas e se expressar de forma clara(mesmo que as vezes não saiba fazer isso). É uma fase de preparação para a fase adulta, para a vida em diante que nem sempre é tão fácil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Use com moderação!